A seguir vamos entender os segredos de como começar a ter organização no trabalho, estratégias para manter sua equipe engajada e a melhor forma de liderar equipes de alta performance. Tudo isso para evitar o pesadelo das contabilidades que são os atrasos e as multas.
Os tópicos que serão falados aqui foram assunto em um webinar sobre “controle de entregas em 2023”.
Assista ao webinar:
Como começar a organizar sua contabilidade?
Como toda mudança, a fase inicial vai ser a mais trabalhosa, mas se você precisa começar a organizar sua contabilidade e está muito perdido, nossos convidados trouxeram algumas dicas ao longo do webinar:
• Definir responsabilidades claras: designar uma pessoa responsável por cada tarefa;
• Planejamento: estabeleça um cronograma para o registro e processamento de informações financeiras;
• Documentação: mantenha todos os documentos financeiros e fiscais em ordem e de fácil acesso;
• Atualização regular: mantenha a contabilidade atualizada e registre transações financeiras em tempo hábil;
• Comunicação: mantenha uma comunicação clara e constante com outros departamentos da empresa envolvidos na contabilidade.
Como manter a organização com as mudanças constantes?
Além das tarefas rotineiras, as contabilidades estão sempre lidando com a entrada e saída de clientes. Com essas mudanças constantes, se você não tiver desenhado um processo, as obrigações podem se embolar causando atrasos e multas.
Para evitar isso, nossos convidados seguem um check-list obrigatório semanal, no qual eles reúnem suas equipes e verificam obrigações e tarefas de cada departamento, conferindo se tem algum atraso da semana anterior e quais são as principais entregas da semana.
Uma outra opção é marcar uma reunião específica para entrada de um cliente, aí nesse momento serão passadas informações e responsabilidades de cada pessoa ou departamento.
Como liderar uma equipe organizada?
A organização dos processos dentro de uma contabilidade é de responsabilidade de todos, mas o líder é quem tem o dever de verificar se as coisas estão sendo realizadas dentro dos padrões.
Rafael Pedicone afirma que tem uma rotina semanal para verificar o andamento dos processos e que para a Contabme “o Nibo é um oráculo, toda informação referente ao calendário está cadastrada dentro da plataforma”. Assim tudo que preciso checar está centralizado em um só lugar.
Isso vale de forma geral, se você tem uma ferramenta para uma função é importante que tudo referente a este assunto esteja cadastrado ali. Tudo isso auxilia o trabalho a ser feito e desafoga o líder de ter que ficar avisando ou lembrando algumas tarefas.